A Associação Não Lepra Recorrente em Moçambique (ANLRM) é uma Organização Não Governamental (ONG) Nacional, com autorização do Ministério da Justiça e Assuntos Constitucionais- BR nr 57, 3ª serie, de 23 de Marco de 2022. Tem a sua sede em Maputo, no Bairro da Coop, Rua Aníbal Aleluia N°70. Desenvolve actividades na área da saúde, em parceria com o Ministério da Saúde (MISAU) e também com o Ministério de Género Criança e Acção Social (MGCAS) e seus representantes. Fruto da Fundação Holandesa Contra Lepra -NLR (Until No Leprosy Remains), as actividades da NLR Mozambique, como sucursal da Fundação, iniciaram em 1996.
A nível Nacional, Provincial e Distrital, providencia apoio técnico ao Programa Nacional de Controlo da Lepra (PNCL) do Governo de Moçambique com o objectivo de incrementar a qualidade dos serviços, através da melhoria da planificação e dos sistemas de monitoria e avaliação usados para o controlo da lepra.
As intervenções da NLR visam melhorar o diagnóstico precoce, tratamento, seguimento das complicações da lepra, rastreio de contactos, administração da profilaxia com a dose única de Rifampicina- DUR (em projectos específicos de pesquisa ou pilotagem, até então).
Através dos Grupos Inclusivos de Auto-cuidado (GIACs), fazemos a prevenção e reabilitação de incapacidades e deformidades, incluindo a reabilitação física baseada na comunidade.
Em parceria com as Organizações de Pessoas com Deficiência (OPDs) e Serviços Distritais da Mulher, Criança e Acção Social, promovemos a inclusão e redução do estigma através de projectos de reabilitação socio-ecónomica e integração das PCD nos Programas de Proteção Social.
Actualmente, a NLR Moçambique actua em três (3) provinciais (Nampula, Zambézia e Niassa) e tem escritórios nas cidades de Maputo, Nampula e Mocuba. O escritório de Maputo é de carácter administrativo e de colaboração com o MISAU, o MGCAS e outros parceiros/doadores enquanto os restantes são de operações, onde, até então, trabalha-se em colaboração com as direções locais, Organizações Comunitárias de Base (OCB) e outros actores locais.
Visão
Um Mundo livre da lepra e suas consequências, no qual todos os indivíduos usufruem de uma vida digna.
Missão
Prevenir, detectar, tratar a lepra e outras DTNs incapacitantes, promovendo saúde, habilidades e plena inclusão na sociedade das pessoas afectadas.